Mai'land Guitars

 
A primeira guitarra elétrica em cortiça do mundo foi desenvolvida em Viana do Castelo pelo designer João Rodrigues, que tivemos oportunidade de conhecer .

O principal material para a criação desta guitarra foi cortiça expandida, que é feita a partir de cortiça natural reutilizada (como rolhas de garrafas), e normalmente usada como revestimento e isolante térmico em edifícios. Foram ainda utilizadas madeiras recuperadas para o braço e para o centro do corpo. O resultado: uma guitarra mais leve, mais ecológica e única.

Atualmente o designer e músico já está a desenvolver uma nova guitarra e a trabalhar em melhoramentos do primeiro modelo desenvolvido. Outra das novidades que se esperam para XNUMX é uma mala de transporte para o instrumento, feita a partir de placas de cortiça natural (XNUMX%) e madeira para dar maior estrutura. Todas as madeiras utilizadas, quer na guitarra quer na mala de transporte são recicladas “Aproveitamos as madeiras que já não têm qualquer uso, de carpintarias locais, e que acabariam por ser destruídas. É um processo giro, ir às carpintarias e nunca saber o que vamos encontrar, é quase como um chefe de cozinha que vai ao mercado diariamente e elabora os seus pratos com os produtos frescos e da época”.

Assim, todos os produtos criados por João apresentam um design único, uma pegada minimia e um forte traço Português.  

 

www.instagram.com/mailand.guitars