ALGODÃO ORGÂNICO

algodão orgânico

O Algodão Orgânico é um dos materiais que utilizamos de mãos dadas com cortiça nos produtos SOBRI.

Um sistema de cultivo de algodão orgânico é aquele que sustenta a saúde dos solos, ecossistemas e pessoas. Baseia-se em processos ecológicos, biodiversidade e ciclos adaptados às condições locais, ao invés do uso de elementos artificiais, como pesticidas e outros produtos químicos que causam efeitos adversos.

Assim, o cultivo de algodão orgânico, segundo a Textile Exchange (2014) apresenta alguns benefícios ambientais significativos em comparação ao cultivo do algodão convencional:

- Redução de 46% do aquecimento global resultante da agricultura do algodão, uma vez que não existe a utilização de herbicidas, pesticidas, irrigação excessiva, etc.

- Redução de 70% da acidificação do solo e da água na área circundante á cultura do algodão.

- Aumento natural da fertilização do solo e da matéria orgânica, aumentando automaticamente a captação de carbono da atmosfera.

- Redução de 91% do consumo de água, uma vez que 80% das culturas de algodão orgânico utilizam apenas água da chuva.

 

 COMO FUNCIONAM OS SISTEMAS DE AGRICULTURA ORGÂNICA

 

Avaliação do ciclo de vida do algodão orgânico - foto fornecida por: AboutOrganicCotton.com

 

O Algodão Orgânico que utilizamos nos produtos SOBRI possuí certificação GOTS, esta certificação é a mais restrita no mercado para produtos orgânicos, onde são integradas todas as etapas do processo têxtil, desde a produção/ cultivo da fibra ao produto acabado.

Isto garante que: a produção do algodão é biológica, sem a utilização de químicos e produtos tóxicos, as fábricas de transformação do algodão trabalham igualmente sob diretrizes apertadas onde existe um forte controlo dos resíduos, que não podem ser lançados na natureza sem qualquer tratamento, sendo regularmente auditadas.

Para além disso as condições de trabalho são um ponto crucial, e é garantido que todos os trabalhadores são tratados de forma justa, têm condições seguras, não trabalham horas excessivas e recebem um salário adequado.

 

GOST CERTIFICADO DE ALGODÃO ORGÂNICO DE ALGODÃO ORGÂNICO

GLOBAL ORGANIC TEXTILE STANDARD

Descobre mais sobre o algodão orgânico  AQUI