PRANCHA DE SURF

Amorim Cork Composites desenvolveu pranchas de surf em cortiça para o surfista havaiano Garrett McNamara. Estas pranchas foram especialmente concebidas para surfar ondas enormes nunca antes surfadas, como as da praia do Norte na Nazaré.

O projeto foi lançado em 2013, tendo em vista a conceção de pranchas de surf altamente eficientes e utilizando matérias-primas e tecnologia portuguesas, permitindo, assim, que Garrett McNamara enfrentasse as condições extremas de surf da Nazaré. Neste contexto, e a pedido de Garrett McNamara, foi iniciado um projeto de parceria entre a Mercedes-Benz e a Corticeira Amorim no último trimestre de 2014.

Estas pranchas foram inicialmente desenvolvidas utilizando uma longarina integralmente em cortiça, em substituição das tradicionais em madeira. Para além da flexibilidade que a cortiça oferece, tudo isto se vai traduzir numa prancha leve e responsiva. Esta inovação evita a necessidade de abater árvores para fazer as longarinas de madeira tradicionais - uma medida vanguardista, inovadora e ambientalmente consciente que vai resultar num método de produção de pranchas de surf mais ecológico e sustentável.

As pranchas de surf produzidas com a tecnologia Corecork da Amorim Cork Composites, consistem em folhas fortes e relativamente finas que são fixadas a materiais de núcleo mais espessos e leves. Estas pranchas são o resultado do trabalho conjunto de diversos designers, investigadores, especialistas em aerodinâmica e desenvolvimento de materiais e do próprio surfista profissional Garrett McNamara. Todos contribuíram para o processo de produção da prancha de surf ideal, capaz de enfrentar e conquistar as ondas gigantes da Nazaré.

Três pranchas, de um total de 12, foram já entregues a Garrett e estão estrategicamente distribuídas por 4 localizações em todo o mundo, de modo a permitir que os surfistas se possam movimentar rapidamente em busca das maiores ondas do planeta sem terem de transportar as pranchas enquanto viajam pelo mundo.

*Informação e fotos retiradas de amorimcorkcomposites.com