SOFALCA: GENCORK & BLACKCORK

SOFALCA é uma empresa familiar Portuguesa nascida em 1966 e sediada em Abrantes. Com valores de sustentabilidade bem presentes e energeticamente autossuficientes em 95% das suas necessidades, pela utilização da biomassa própria (pó de cortiça), usam o aglomerado de cortiça expandida como principal matéria prima para as suas criações de design e inovação. A GENCORK e a BLACKCORK são duas ramificações da empresa e ambas assentam na transformação do aglomerado de cortiça expandida, trazendo a este material inovação, design e criatividade.


GENCORK com a direção criativa de SPECTROOM cria maioritariamente painéis em aglomerado de cortiça expandida que servem para revestimento acústico, têm um efeito 3D e podem ser personalizadas, explorando um material ecológico de baixa tecnologia e processos de fabrico de alta tecnologia. “O aglomerado de cortiça expandida é transformado através de algoritmos computacionais baseados em design generativo, com forte inspiração em biologia, matemática e geometria. O desenvolvimento dos painéis de cortiça, explora os processos de fabricação digital industrial, abrindo um novo espectro de possibilidades e gerando uma nova estética formal. Este sistema criativo não só otimiza as propriedades térmicas e acústicas da cortiça como agrega valor artístico.

https://www.gencork.com

https://www.instagram.com/gencork/

 

Black Cork - Cork Hunter

cortiça preta - caçador de cortiça

Black Cork - Cork Hunter


BLACKCORK com direção caritativa de Toni Grilo, dedica-se sobretudo ao desenvolvimento de mobiliário e pretende colocar o aglomerado de cortiça expandida - até há pouco tempo um material maioritariamente usado para isolamento térmico e acústico na construção – na vanguarda do design sustentável.

http://blackcork.pt/

https://www.instagram.com/blackcork_furniture/

Black Cork - Cork Hunter

Black Cork - Cork Hunter