A INCRÍVEL DESCOBERTA DO AGLOMERADO DE CORTIÇA EXPANDIDA

Decorria o ano de 1891 e os Estados Unidos já importavam grandes quantidades de cortiça para o fabrico de inúmeros materiais: Rolhas, Bóias, Coletes Salva-vidas, entre outros materiais. Foi exatamente em Nova Iorque na fábrica de bóias e coletes salva vidas de John T.Smith que a descoberta teve lugar. Na época o enchimento dos coletes-salva vidas era feito utilizando um cilindro metálico que permitia manter o salva-vidas aberto enquanto os trabalhadores enchiam esse mesmo cilindro de granulado de cortiça. Um dos cilindros entupiu e foi colocado à parte mas inadvertidamente rolou para um braseiro passando despercebido até à manhã seguinte. No dia seguinte, enquanto procediam à limpeza das cinzas do braseiro repararam que a cortiça dentro do cilindro não havia sido queimada e que o calor tinha sido o suficiente para ligar toda a massa numa forma única de cor castanha-chocolate

O processo original foi repetido intencionalmente até poderem comprovar que o material se podia ligar sem qualquer aditivo de substâncias estranhas à cortiça. A aglomeração dos grânulos é conseguida através das resinas da própria cortiça, mais especificamente a suberina, que funciona como aglutinante natural.

O aglomerado de cortiça expandida é assim produzido através de um processo de aglutinação dos granulados de cortiça virgem, maioritariamente falca (nome dado à cortiça proveniente da poda dos ramos do sobreiro) e é conseguido com um processo industrial sem aditivos. Após os processos de granulação e limpeza, a aglomeração da cortiça é feita através de vapor de água sobreaquecido, a uma temperatura entre os 300ºC - 370ºC recorrendo a uma caldeira de vapor, em que +90% do consumo de energia é biomassa (desperdício do seu próprio processo industrial).

Assim, obtemos blocos que podem ter várias densidades e que depois são cortados para serem usados maioritariamente como isolamento térmico e/ou acústico. Nos últimos anos esta matéria-prima 100% ecológica e reciclável tem suscitado o interesse cada vez maior de designers e arquitetos de todo o mundo.

Cortiça negra

Cortiça negra

Cortiça negra

A SOBRI utiliza este aglomerado em mobiliário e artigos para a casa, e pretendemos continuar a explorar outras formas criativas de o utilizar, em peças feitas por encomenda.

 

porta-copos de cortiça

taças de cortiça

cortiça